Equipe do Serviço de Endoscopia do Hospital Regional Costa do Cacau recebe treinamento para prevenção de infecções e propagação do novo coronavírus

Na última sexta-feira (10), profissionais de saúde da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, treinaram a equipe de técnicos de enfermagem do Serviço de Endoscopia. Essa capacitação teve como objetivo central, a prevenção de infecções, propagação do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e outros microrganismos nos procedimentos endoscópicos.
Durante o treinamento, as enfermeiras Ana Paula Lavigne e Louise Andrade, da CCIH do HRCC, abordaram a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 6 e a Nota Técnica nº 6 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – que se refere a prevenção e controle de infecções pelo novo coronavírus, em procedimentos cirúrgicos.
Também, outros temas entraram em pauta, como os processos de desinfecção de alto nível, higienização das mãos, importância de uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e as etapas do reprocessamento dos aparelhos endoscópios.
A atividade contou com o apoio da enfermeira Priscila Assis, do Ambulatório do HRCC, uma das responsáveis pelo Serviço de Endoscopia do hospital. Participaram do treinamento os técnicos de enfermagem Nelson Luís Moreira, Arivaldo Silva e Tamara Andrade.
Mais treinamentos – Durante toda a semana passada, aconteceu uma série de treinamentos para as equipes de Higienização do HRCC. Uma parceria da CCIH com a enfermeira Fabiana Oliveira, coordenadora do serviço de Higienização.
As abordagens, com desenvolvimento teórico-prático, de forma lúdica, reforçaram os principais passos e os momentos para correta higienização das mãos. As atividades aconteceram no intuito de melhorar a qualidade da assistência e prevenir a propagação de microrganismos, em especial o coronavírus dentro da instituição.
O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) deu continuidade aos seus treinamentos periódicos, com ações de prevenção e orientação no combate ao novo coronavírus, uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para diminuir o risco de contágio, entre outras abordagens.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital