Quando ocorre uma captação de órgãos em uma unidade hospitalar a equipe tem a sensação de realização, afinal, os profissionais trabalham com a intenção de melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas que aguardam na fila. Vale a pena o esforço e a superação dos obstáculos. E não tem preço ver que alguém será beneficiado com a captação.
Essa sensação contagiou toda equipe do Pronto Atendimento de São Marcos que nesta terça-feira, 15, realizou mais uma captação de córneas. Familiares decidiram doar as córneas do paciente R.M.S, 66 anos.
A assistente social da unidade, Nívea Oliveira, destaca a importância da família nessa momento difícil e agradece o gesto nobre de doar.
“Conversamos com a família, esclarecemos todas as dúvidas e a captação das córneas foi então autorizada pelo responsável legal do doador. Foi um momento emocionante e saber que em pouco tempo alguém que está aguardando voltará a enxergar, é uma sensação indescritível”.
A doação de órgãos e tecidos só acontece após a autorização familiar documentada e por isso é importante que a família saiba sobre o desejo do indivíduo de ser doador, lembrando que os dados do doador ficam mantidos em sigilo.