Equipe do Núcleo de Segurança do Manoel Victorino promove melhoria da qualidade e assistência

As unidades de Saúde estão a cada dia mais preocupadas com a segurança do paciente, por isso a implantação de um Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) vem se tornando imprescindível nas instituições hospitalares.Porém, constituir um núcleo focado na promoção de uma assistência segura e também na orientação aos pacientes, familiares e acompanhantes de pessoas internadas é um desafio grande.

No Hospital Manoel Victorino a equipe do NSP institui ações para a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade nos serviços de saúde,  observando todas as normas legais pertinentes à segurança do paciente, especialmente a Resolução RDC nº 36 de 25 de junho de 2013, que tem  por finalidade: Promover a melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologia da saúde; promover a disseminação sistemática da cultura de segurança; promover a articulação e a integração dos processos de gestão de risco e garantir as boas práticas de funcionamento do serviço de saúde.

A enfermeira e presidente do NSP,  Nilva Correia,  destaca que o Núcleo tem autonomia de ação, devendo suas determinações ser observadas por todos os profissionais que exerçam atividades no Hospital. “O apoio da alta direção das instituições torna-se fundamental para a implantação deste trabalho, além de estabelecer preferencialmente uma equipe multiprofissional dedicada à gestão do núcleo. Felizmente aqui no Hospital Manoel Victorino contamos o total apoio da direção, o que facilita e muito nossas ações e atividades”, informou.

O Núcleo de Segurança do Paciente tem como metas promover: Promoção das ações para a gestão de risco no serviço de saúde; desenvolver ações para a integração e a articulação multiprofissional no serviço de saúde; elaborar, implantar, divulgar e manter atualizado o Plano de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde; implantar os Protocolos de Segurança do Paciente e realizar o monitoramento dos seus indicadores; estabelecer barreiras para a prevenção de incidentes nos serviços de saúde, entre outros.

Usuarios do SUS avaliam atendimento:

José Carlos de Oliveira “Estava internado em um hospital, mas lá não fazia a minha cirurgia, então fui transferido pra cá, o Hospital Manoel Victorino. Hoje agradeço a Deus por estar aqui porque esse hospital é muito bom e tem uma equipe especializada em joelho e que com certeza resolverá meu problema. Aproveito pra agradecer a todos os funcionarios, desde àqueles que trabalham fazendo a limpeza, até os médicos; nós pacientes precisamos também agradecer e não apenas criticar, se estamos recebendo um bom atendimento, é justo elogiar, que na minha opinião também serve de estímulo para que todos continuem fazendo seu trabalho com amor”.

 Gerson da Silva – “Sou de Feira de Santana e lá em meu município não pude fazer minha cirurgia, então fui regulado pra esse hospital que é referência em ortopedia; desde o dia que cheguei fiquei feliz e confiante que meu problema seria solucionado aqui. Não conhecia esse hospital, é a primeira vez que venho, mas faço questão de dizer que gostei  muito do tratamento, todos estão de parabéns. Seria fantástico se  outros hospitais tivesse, a mesma forma de trabalho que a equipe do Hospital Manoel Victorino”.

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