Equipe do Hospital Regional Dantas Bião realiza captação de múltiplos órgãos

A equipe do Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas, realizou neste sábado, (28), captação de múltiplos órgãos. Foram captados córneas, coração, rins e fígado do paciente, 32 anos, P.F.C.N, após a abertura de Protocolo e autorização da família.

A enfermeira Monique Carmo destaca que a equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) faz busca ativa diariamente nos setores para reforçar aos profissionais que casos possíveis de doação sejam comunicados imediatamente à comissão, e inicie o processo de avaliação e contato com a família.

“A doação só é realizada mediante autorização familiar documentada, na presença de duas testemunhas. Os dados do doador e dos familiares são mantidos em sigilo, por isso é importante que a pessoa informe em vida o desejo de se tornar um doador”, esclareceu Monique.

A enfermeira ressalta ainda que “o momento da perda de um ente acarreta sofrimento e dor para uma família enlutada, e os profissionais ficam consternado com esse momento doloroso, e,nosso papel enquanto CIHDOTT é acolher a família, esclarecer todas as dúvidas e permitir que ela escolha a doação, como um ato de amor”, concluiu Monique Carmo.

Participaram da captação Dr. Paollo Ladeia e ainda a técnica de enfermagem – CIHDOTT,Telma Santos.

O Grupamento Aéreo da PMBA, através do Helicóptero Guardião 05 realizou o transporte dos órgãos de Alagoinhas para Salvador.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital