Profissionais do Hospital Regional Costa do Cacau recebe capacitação em curativos e feridas

A equipe de enfermagem do Hospital Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, participou, nos dias 10 e 12 de dezembro, de capacitação sobre “Atualização em Cuidados com as Feridas e de Curativos”, que favorece uma boa cicatrização pelo emprego de tecnologias.

Uma das principais abordagens do curso envolveu a estomoterapia, especialidade responsável por prevenir a perda da integridade da pele e realizar tratamento avançado de pessoas com feridas.

Durante a capacitação, as enfermeiras Roseanne Montargil e Emanuela Cardoso, do Núcleo de Estomoterapia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), além da enfermeira Antônia Ieda Lomes, da empresa ConvaTec, atualizaram conhecimentos acerca do assunto exposto.

Na ocasião, foram apresentados importantes dados epidemiológicos, conceito e principais tipos de feridas; a atuação do enfermeiro como determinante na avaliação dos ferimentos; e como a tecnologia tem ajudado o tratamento de lesões de difícil cicatrização.

Para Carlos Vitorio de Oliveira, um dos coordenadores do NEPS do HRCC, o curso realizado é fundamental para o enfermeiro assistencial avaliar as feridas e estabelecer um melhor tratamento de cobertura tecnológica.

De acordo com Almir Gonçalves, diretor do assistencial do HRCC, é um avanço a aplicação de novas tecnologias em todas as áreas do hospital. “Neste curso de capacitação, a enfermagem será o multiplicador no cuidado com qualidade, compartilhando com os familiares o sentimento do cuidar com carinho e eficiência. O setor de feridas é um departamento exemplar em nossa instituição, que agregado a educação continuada, traz resultados consistentes na prevenção e tratamento dos nossos pacientes”, avaliou.

A paciente Rita de Cássia Santos Arruda, moradora de São José da Vitória, submetida a uma cirurgia no braço, fez uma boa avaliação do tratamento recebido no HRCC. “Estou achando ótimo o atendimento do hospital, muito bom. Há muitos anos que espero por essa cirurgia e agora Deus me concedeu essa graça”, disse.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital