Equipe do Hospital Manoel Victorino promove ações lúdicas voltadas para a prevenção e aprendizado

 

Esse mês, além da abordagem voltada para a prevenção ao câncer de mama com a campanha mundial – Outubro Rosa – os membros da Comissão de Controle da Infecção Hospitalar – CCIH do Hospital Manoel Victorino promoveram atividades com uma abordagem sobre higiene das mãos, prevenção ao Covid 19, e segurança do paciente.

Importante lembrar que a higienização das mãos é reconhecida mundialmente como uma medida muito importante, no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Por esse motivo, tem sido considerada como um dos pilares da prevenção e do controle de infecções nos serviços de saúde, incluindo aquelas decorrentes da transmissão cruzada de microrganismos multirresistentes. Estudos sobre o tema mostram que a adesão dos profissionais de saúde às práticas de higienização das mãos de forma constante e na rotina diária ainda é baixa, devendo ser estimulada para tornar esses profissionais conscientes da importância de tal hábito.

Maíra Andrade enfermeira da CCIH destaca a importância das ações desenvolvidas.

“Este mês, a CCIH fez uma ação lúdica , educativa com a equipe assistencial abordando temas como : Covid 19, higiene das mãos, segurança do paciente e noções de assepsia e antissepsia. Foram dias bastante proveitosos, pois durante as ações foram esclarecidas várias dúvidas e abordados alguns pontos de melhoria na assistência ao paciente. Nós da  CCIH entendemos que através de uma forma lúdica educativa os profissionais absorvem o conteúdo e participam ativamente do treinamento com leveza e aprendizado”, informou.

Alex Coelho enfermeiro e membro da CCIH do HMV sinaliza que o principal objetivo da higienização hospitalar é o de prevenir a ocorrência de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), isto é, aquelas adquiridas por meio de procedimentos de saúde ou durante a internação hospitalar.

”É frequente realizarmos ações sobre a higiene das mãos, segurança do paciente, entre outros e intensificamos bastante nessa fase de prevenção ao coronavírus. É fundamental que medidas sejam adotadas tanto no ambiente hospitalar como no nosso dia a dia, em casa, no trabalho”, concluiu.

 

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital