Equipe do Hospital e Maternidade Nossa Senhora do Monte Serrat realiza com mamães o Projeto Acalento

A equipe multidisciplinar do Hospital e Maternidade Nossa Senhora do Monte Serrat continua desenvolvendo o Programa Acalento, que oferece cuidados especiais voltados às mulheres gestantes e no período pós-parto.

O Programa Acalento que funciona desde 2005 e tornou-se Lei N ° 2.853 em 13/12/2007, tem o objetivo de apoiar e fortalecer o aleitamento materno através das técnicas de amamentação para assegurar a criança com uma convivência familiar saudável, mantendo uma Rede de proteção ao RN e a mãe, envolvendo: Hospital Maternidade, Rede Básica de Saúde, Cartório de Registro, Conselho Tutelar e Pastoral da Criança.

A enfermeira Nilce Brandão sinaliza que a equipe faz visita hospitalar diariamente para cadastro das puérperas e orientações sobre aleitamento materno exclusivo. Ela informa que o calendário anual já foi enviado para as Clínicas e UBS do município, onde as mamães já podem procurar as Unidades de Saúde.

“O trabalho inicia na maternidade com o cadastro das gestantes, registro do nascimento da criança feito pelo cartório civil, as primeiras vacinas e o teste do pezinho. Estes dois últimos são realizados pela equipe do berçário do hospital. As crianças prematuras ou com baixo peso são encaminhadas para acompanhamento médico no Ambulatório do Programa Acalento. As demais crianças que não atendem essas características fazem o acompanhamento médico e de enfermagem nas Unidades Básicas de Saúde”.

No encontro são abordados temas sobre a importância do aleitamento materno exclusivo, orientação e planejamento familiar, além dos cuidados básicos com recém-nascido. Visita no setor de maternidade e berçário também acontecem durante essas aulas. Outro propósito dessas reuniões é buscar o princípio de humanização ao binômio mãe/bebe, e também os tipos de parto realizados no Hospital Municipal.

As gestantes que participam do Programa Acalento têm direito a um acompanhante adulto e se preferirem podem se encontrar no Centro Integrado Saúde da Mulher, para seguirem até o Hospital.

Nilce Brandão ressalta que “o diferencial do projeto é o acolhimento e a constância do apoio ao aleitamento materno para as gestantes do SUS e saúde complementar (convênio).

Atualmente a equipe do Acalento conta com 04 profissionais: 01 enfermeira, 01 técnico de enfermagem, 01 psicóloga e 01 agente administrativo.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2017 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.