Equipe do Hospital Dantas Bião registra mais uma captação de múltiplos órgãos

 

O Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas, realizou mais uma captação de órgãos. O gesto de solidariedade da família do doador J. S.S. beneficiará pacientes que esperam na fila por um transplante.

O doador teve o diagnóstico de morte encefálica confirmado e, após realização de todos os testes comprobatórios determinados pela legislação brasileira, e seguidos os requisitos do processo, que incluem a concordância da família do doador, aconteceu a captação de múltiplos órgãos: rins, válvulas cardiácas, fígado e córneas.

A enfermeira responsável pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HRDB, Lashime Andrade, informa que o paciente com diagnóstico de morte encefálica internado em hospital é um doador em potencial e após essa confirmação, o contato e diálogo com a família é crucial.

“Quando acontece a morte encefálica, a família é informada da possibilidade de doação dos órgãos, onde procuramos tirar todas as dúvidas e detalhamos todo o processo de captação. Caso a família concorde, uma série de exames são feitos para confirmar o diagnóstico; inclusive a notificação da morte encefálica é obrigatória por lei”, informou a enfermeira.

Importante destacar que para se tornar um doador de órgãos, não é necessário registrar por escrito, mas é importante informar aos familiares o desejo de ser doador.

 

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital