Equipe do Hospital Dantas Bião participa de Capacitação para credenciamento de Comissão Intra Hospitalar Doação de Órgãos

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOOT) do Hospital Regional Dantas Bião participou nesta segunda-feira, 19, de mais uma Capacitação, desta vez, para credenciamento de Comissão Intra Hospitalar Doação de Órgãos e Tecidos para transplantes.

O evento realizado pela Central Estadual de Transplantes/ CIHDOTT foi direcionado para os profissionais da Comissão Intra Hospitalar e extensivo à equipe multiprofissional.

Os participantes conferiram uma rica programação com critérios diagnósticos de Morte Encefálica (ME): Processo de Doação e Transplante, situação do transplante na Bahia e a realidade atual, a importância do check list da sala cirúrgica e seu impacto para o bom resultado do transplante/ acondicionamento, entre outros.

A capacitação contou com as participações da enfermeira coordenadora Central Estadual de Transplantes (CET) – Ba, Carolina de Melo Sodré e a médica Dra. Rita de Cássia Pedrosa.

Carolina Sodré sinaliza que “a capacitação está sendo realizada nas unidades de saúde que têm CIHDOOT e a participação da equipe representa que os familiares serão orientados por profissionais qualificados e principalmente terão o acolhimento necessário e esclarecimento de dúvidas”.

Priscila Salomão, membro da CIHDOTT, do Hospital Dantas Bião, destacou a importância do evento, sinalizando que o tema da morte encefálica está relacionado ao aspecto da humanização e a complexidade da abordagem do assunto para a família.

“A morte encefálica ( ME) é algo difícil para um leigo entender que o paciente morreu e está sendo mantido por aparelhos, daí a importância de conhecermos como se dá todo processo, como esclarecer as dúvidas dos familiares e principalmente acolher cada um. É de grande importância que a equipe participe desses momentos, afinal é uma forma de esclarecer dúvidas e aperfeiçoar o conhecimento com relação aos procedimentos e rotinas assumidas pelo Hospital”.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital