Equipe de psicologia do Hospital Manoel Victorino organiza atividades no Janeiro Branco

A direção do Hospital Manoel Victorino, através do Serviço de Psicologia realizará no dia 29 de janeiro uma ação referente a Campanha Janeiro Branco que tem como objetivo principal refletir a importância do cuidado com a saúde mental valorizando a bem estar psíquico incentivando assim mudanças de comportamento e adoção de uma postura mais positiva diante da vida.

O evento terá a palestra sobre a importância do auto cuidado na vida pessoal e profissional ministrada pela médica do trabalho Nara Lima e uma prática vivencial de meditação e respiração.

Logo após, terá uma roda de conversa Reflexões sobre saúde mental coordenado pelas psicólogas Ana Paula Tavares e Carla Maiara que elaboraram atividades voltadas aos cuidados com a saúde mental.

Ana Pala Tavares sinaliza que além de debilitar a saúde mental dos pacientes, transtornos mentais como a depressão também costumam relatar outras queixas médicas, como sofrimento com insônia, ansiedade e dores, e costumam frequentar mais os hospitais e prontos socorros. “As atividades que elaboramos na campanha é para sensibilizar as pessoas a se preocuparem com a saúde mental e emocional, buscando sempre um bem-estar psíquico”.

Carla Maiara acrescenta que “muitas pessoas pensam que conseguem lidar com os sentimentos sozinhas, mas a ajuda de um profissional é fundamental para evitar problemas mais sérios e agravantes”, disse.

Conheça: A Campanha Janeiro Branco É uma campanha totalmente dedicada à conscientização e à prevenção em relação à Saúde Mental, uma campanha concebida por psicólogos(as).

A importância do Janeiro Branco -Em uma época em que as taxas de suicídio, depressão e ansiedade têm crescido de forma exponencial em todo o mundo – segundo dados dos Ministérios da Saúde de todos os países do planeta e da Organização Mundial de Saúde (OMS)

Quais os objetivos da Campanha Janeiro Branco?

Os 5 principais objetivos da Campanha Janeiro Branco são:

1) Fazer do mês de Janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas e instituições sociais do mundo reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações em prol da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e das próprias instituições;

2) Chamar a atenção de todo o mundo para os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional nas vidas das pessoas;

3) Aproveitar a simbologia do início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para investirem e garantirem Saúde Mental e Saúde Emocional em suas vidas e nas vidas de todos ao seu redor;

4) Chamar a atenção das mídias e das instituições sociais, públicas e privadas, para a importância da promoção da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos;

5) Contribuir, decisivamente, para a construção, o fortalecimento e a disseminação de uma “cultura da Saúde Mental” que favoreça, estimule e garanta a efetiva elaboração de políticas públicas em benefício da Saúde Mental dos indivíduos e das instituições.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2017 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.