A direção do Hospital Manoel Victorino, através do Serviço de Psicologia realizará no dia 29 de janeiro uma ação referente a Campanha Janeiro Branco que tem como objetivo principal refletir a importância do cuidado com a saúde mental valorizando a bem estar psíquico incentivando assim mudanças de comportamento e adoção de uma postura mais positiva diante da vida.
O evento terá a palestra sobre a importância do auto cuidado na vida pessoal e profissional ministrada pela médica do trabalho Nara Lima e uma prática vivencial de meditação e respiração.
Logo após, terá uma roda de conversa Reflexões sobre saúde mental coordenado pelas psicólogas Ana Paula Tavares e Carla Maiara que elaboraram atividades voltadas aos cuidados com a saúde mental.
Ana Pala Tavares sinaliza que além de debilitar a saúde mental dos pacientes, transtornos mentais como a depressão também costumam relatar outras queixas médicas, como sofrimento com insônia, ansiedade e dores, e costumam frequentar mais os hospitais e prontos socorros. “As atividades que elaboramos na campanha é para sensibilizar as pessoas a se preocuparem com a saúde mental e emocional, buscando sempre um bem-estar psíquico”.
Carla Maiara acrescenta que “muitas pessoas pensam que conseguem lidar com os sentimentos sozinhas, mas a ajuda de um profissional é fundamental para evitar problemas mais sérios e agravantes”, disse.
Conheça: A Campanha Janeiro Branco É uma campanha totalmente dedicada à conscientização e à prevenção em relação à Saúde Mental, uma campanha concebida por psicólogos(as).
A importância do Janeiro Branco -Em uma época em que as taxas de suicídio, depressão e ansiedade têm crescido de forma exponencial em todo o mundo – segundo dados dos Ministérios da Saúde de todos os países do planeta e da Organização Mundial de Saúde (OMS)
Quais os objetivos da Campanha Janeiro Branco?
Os 5 principais objetivos da Campanha Janeiro Branco são:
1) Fazer do mês de Janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas e instituições sociais do mundo reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações em prol da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e das próprias instituições;
2) Chamar a atenção de todo o mundo para os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional nas vidas das pessoas;
3) Aproveitar a simbologia do início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para investirem e garantirem Saúde Mental e Saúde Emocional em suas vidas e nas vidas de todos ao seu redor;
4) Chamar a atenção das mídias e das instituições sociais, públicas e privadas, para a importância da promoção da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos;
5) Contribuir, decisivamente, para a construção, o fortalecimento e a disseminação de uma “cultura da Saúde Mental” que favoreça, estimule e garanta a efetiva elaboração de políticas públicas em benefício da Saúde Mental dos indivíduos e das instituições.