Profissionais da Unidade de Pronto Atendimento de San Martin promoveram uma série de ações para o Dia Mundial da Sepse, 13 de setembro, com o objetivo de promover a conscientização tanto para o profissional de saúde quanto para a sociedade, com foco na melhora da percepção e do tratamento da sepse.
A coordenadora da CCIH da Unidade, Jana Pena, informou que durante o dia foram abordados a prevenção e o tratamento que inclui o uso de antibióticos e fluidos intravenosos.
“As infecções que podem causar a sepse são adquiridas em qualquer ambiente. Pequenos cuidados podem fazer a diferença na prevenção da síndrome. E a resposta ao tratamento depende de vários fatores: resposta do organismo à infecção, local e tipo da infecção, agressividade do agente infeccioso, tipo e ação do antibiótico, entre outros”.
13 de setembro é o Dia Mundial da Sepse:
A sepse é uma inflamação generalizada do organismo contra uma infecção que pode estar localizada em qualquer órgão. Pode levar à parada de funcionamento de um ou mais órgãos ou levar à morte, quando não descoberta e tratada rapidamente.
Requer um diagnóstico médico e exames laboratoriais ou de imagem. A sepse é uma síndrome potencialmente grave, sendo considerada uma emergência médica.
Prevenção da sepse: As infecções que podem causar a sepse são adquiridas em qualquer ambiente. Pequenos cuidados podem fazer a diferença na prevenção da síndrome, como por exemplo, a higienização das mãos, com sabão ou álcool gel.