Profissionais da UPA San Martin começaram nesta sexta-feira, 27, a serem vacinados contra a gripe H1N1. Devido a mutação dos vírus, é necessário se vacinar anualmente contra influenza e os grupos prioritários como profissionais de saúde recebem gratuitamente a vacinação.
A direção da unidade afirma que o objetivo é imunizar todos os profissionais porque eles precisam estar bem para atender a população e porque eles estão expostos a mais riscos.
A vacina contra a gripe protege contra a influenza A, incluindo a prevenção contra a cepa H1N1, e a influenza B. Mas, dentro dessa característica em comum, pode haver variações.
A vacina da gripe começa a ser aplicada nas pessoas do chamado grupo prioritário: Crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes; profissionais de saúde, povos indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).