O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), de Ilhéus, enviou quatro enfermeiros para o XXV Curso de Formação de Captador de Tecido Ocular Humano, ocorrido em Salvador, entre os últimos dias 08 e 12 de agosto. Promovido pelo Banco de Olhos da Bahia e Central Estadual de Transplantes (CET-BA), o evento ocorreu na Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, Campus Cabula.
Com o objetivo de capacitar técnicas e práticas em doação/transplante, além de aprimorar o processo de acolhimento familiar, primeiro passo e etapa mais importante na logística de doação, o curso mais uma vez reuniu profissionais de enfermagem de diferentes regiões da Bahia, assegurou Naama Ramos e Silva, enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos de Tecidos (CIHDOTT) do HRCC.
“Nós tínhamos cinco enfermeiros aptos para captação de córneas no hospital, agora contamos com oito em nosso quadro de captadores. Conseguimos aumentar a nossa equipe. Manter esse número de profissionais é muito importante para as nossas atividades de coleta de tecido ocular humano para transplante”, declarou.
Foco para manter a liderança – A enfermeira lembrou que em 2022, o HRCC liderou o ranking de hospitais do Sul da Bahia, em doações de córneas, com 20 realizadas. “Agora, até agosto de 2023, já são 12 córneas e buscamos atingir e ultrapassar o índice alcançado o ano passado, com o objetivo de manter e melhorar o nosso desempenho”, enfatizou.
“Isso só é possível com capacitação constante, para que as nossas ações, como de abordagem e acolhimento aos familiares, aconteçam da melhor forma possível, sensibilizando e conscientizando sobre a fundamental importância da doação de órgãos. Registro aqui também, este ano, já realizamos duas captações de múltiplos órgãos”, concluiu.
Enfermeiros ativos para a captação de córneas no HRCC
Naama Ramos e Silva, Názio Santana da Silva, Kamayura Vasconcellos, João Henrique Araújo Andrade (gerente de enfermagem), Vânia dos Santos Oliveira, Victor Hugo Alves Santos, Hercília Bonfim da Silva e Jessica de Jesus Silva.