Enfermeiros do Hospital Regional Costa do Cacau atualizam de conhecimentos sobre cuidados com pacientes urológicos

Enfermeiros do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, participaram na manhã desta quarta-feira (27), do Curso de Manejo da Sondagem Vesical de Demora e Cuidados Pós-operatório de Cirurgia Urológica, ministrado pelo médico urologista Juliano Mota. A capacitação sobre o procedimento teve como objetivo atualizar as técnicas aplicadas, proporcionando um melhor conforto para o paciente.

A sondagem vesical de demora é um procedimento realizado pelo enfermeiro, no qual é introduzido uma sonda pela uretra do paciente, até a bexiga para realização de drenagem contínua de urina, utilizando o sistema fechado.

Antes de sua aplicação, o paciente recebe informações sobre o procedimento, e em seguida, são adotadas todas as medidas de higienização, segurança,
identificação, técnicas atualizadas e corretas para a sondagem, com os testes necessários e o manuseio adequado dos materiais, assim evitando contaminação.

Entre os cuidados que devem ser observados nos pacientes estão: o aspecto e a quantidade da urina, sendo que qualquer alteração o médico deve ser comunicado; a manutenção de uma boa fixação da sonda, intercalando essas fixações em cada troca; realização de troca da fixação da sonda a cada 24 horas, também quando necessário; entre outras análises e aplicações adequadas.

De acordo com o médico Juliano Mota, urologista do HRCC, o curso foi solicitado pela direção do hospital, com a intenção de promover conhecimento e cuidados com relação a sondagem vesical. “O nosso curso tem o objetivo de elencar mais essa parte prática para evitar danos na sondagem e evitar as complicações relativas ao procedimento”, disse.
O urologista também informou que,
com a instituição das cirurgias urológicas no HRCC, esse tipo de conhecimento, um pouco mais específico, deve ser abordado todos os cuidados com os pacientes urológicos e pós-operatórios.

“São cuidados que devem se ter no pós-operatório, principalmente, com a manutenção de uma irrigação, de um cuidado de sonda, a não obstrução da sonda. Então essas técnicas, esses cuidados são importantes para a manutenção dos pacientes”, destacou.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital