A direção do Hospital 2 de Julho através Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) realizou nesta quinta-feira, 19, mais um treinamento sobre prevenção, uso de EPI’s, orientações sobre combate a incêndios, desta vez com a equipe de Enfermagem .
O treinamento realizado pelo Técnico de Segurança, Daniel Ramos, tratou de vários aspectos relacionados à prevenção de acidentes ocupacionais e à saúde dos profissionais que atuam na unidade, tipos de acidentes de trabalho, metodologia de investigação e análise de causas de acidentes do trabalho na área de Saúde, e ainda os riscos biológicos a que estão expostos os trabalhadores, dentre outros.
Ramos destaca que todas as atividades profissionais que possam imprimir algum tipo de risco físico para o trabalhador devem ser cumpridas com o auxílio de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, que incluem óculos, protetores auriculares, máscaras, capacetes, luvas, botas, cintos de segurança, e outros itens de proteção.
“ O uso do EPI é fundamental para garantir a saúde e a proteção do trabalhador, evitando consequências negativas em casos de acidentes de trabalho. Além disso, o EPI também é usado para garantir que o profissional não será exposto a doenças ocupacionais, que podem comprometer a capacidade de trabalho e de vida dos profissionais durante e depois da fase ativa de trabalho”, informou Daniel Ramos.
No Hospital 2 de Julho, a equipe elabora um estudo sobre os riscos ocupacionais da unidade. Esse tipo de trabalho facilita a identificação dos perigosos , por exemplo, e ajuda a empresa a reduzi-los ou neutralizá-los.
Entenda – Estabelecido no artigo 162 da Consolidação das Leis do Trabalho e regulamentado pela Norma Regulamentadora 04, o SESMT é composto por uma equipe de profissionais preocupados em proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores.
É também de responsabilidade do SESMT, o Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional (PCMSO), pelo qual o médico do trabalho tem total condição de obter informações necessárias para elaboração do prontuário do funcionário, desde sua contratação, manutenção e suporte durante toda sua vida laboral na empresa, até seu desligamento. Outra diretriz do SESMT é o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), em que constam todos os riscos e possíveis exposições laborais, bem como, descrição dos cargos, dos setores, meios de prevenção e equipamentos de proteção individual ou coletivos a serem utilizados para cada atividade.