Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar promove ações para as mulheres

“As mulheres são incríveis. O dia 8 de março é uma data para homenageá-las, mas elas são especiais em todos os dias do ano”. José Antônio Sousa – Presidente do IBDAH.

As mulheres estão em várias instituições, trabalhando em vários setores e dominam a arte de vencer desafios. Inclusive, cumprem muito bem os papéis de mãe, esposa, filha e profissional.

Nas Unidades de Saúde geridas pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar elas representam uma média de 70% do quadro de funcionários. São profissionais da higienização, setores administrativos, médicas, enfermeiras, técnicas de enfermagem, psicólogas, assistentes sociais, entre outras.

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, que acontece no dia 8 de março, a direção dos hospitais organizou uma programação especial para funcionárias e pacientes. Entre as ações para homenagem, estão a entrega de cartão com mensagem, bombons e almoço especial.

As mulheres têm conquistado cada vez mais espaço na sociedade e no hospital, elas assumem papel importante na assistência diária, mantendo a qualidade e o bom desempenho em todos os setores, e nas áreas administrativas, de limpeza e outras.

O presidente do IBDAH, José Antônio Sousa, garante que as mulheres têm grande importância para o funcionamento das unidades de saúde. Ele afirma que “as mulheres são importantes em todas as áreas que atuam, além de serem muito profissionais, elas têm uma sensibilidade única, um cuidado especial com os pacientes, são organizadas. Enfim, elas são incríveis. O dia 8 de março é apenas uma data para homenageá-las, mas elas são especiais em todos os dias do ano”.

Dia Internacional da Mulher – História

O dia 8 de março foi escolhido para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Nesta data, no ano de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque, EUA, fizeram uma greve reivindicando melhores condições de trabalho e equiparação de salários com os homens. A manifestação foi reprimida com muita violência, com as mulheres sendo trancadas dentro da fábrica. O prédio foi incendiado e cerca de 130 tecelãs morreram carbonizadas.
No ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o dia 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem às mulheres que morreram na fábrica em 1857. Contudo, somente em 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2017 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.