Covid 19 é tema de palestra no Hospital Manoel Victorino

Profissionais do Hospital Manoel Victorino (HMV) participaram nesta sexta-feira, 06, de uma palestra sobre o “Covid-19” (um dos tipos de coronavírus).

A ideia para realizar a palestra veio da médica infectologista Pollyanna Azevedo com o enfermeiro Alex Coelho, que com frequência realizam ações visando à conscientização da equipe multidisciplinar e dos acompanhantes em relação a várias doenças.

Alex Coelho membro da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH – do HMV informou que foi percebida a necessidade de realizar uma ação sobre o coronavírus, para sanar as dúvidas, tanto da equipe multidisciplinar, como dos pacientes e acompanhantes.

“Estamos diante de mais um desafio na saúde e o HMV está promovendo essa palestra a fim de esclarecer aos profissionais da área de saúde sobre o tema e auxiliar as informações de prevenção”, disse Alex Coelho.

O palestrante realizou um panorama geral com as informações mais recentes que se têm sobre o coronavírus. Além disso, alertou para a necessidade de pequenas atitudes na prevenção ao vírus, como, por exemplo, a higienização das mãos. “Se a gente tiver o hábito de higienizar as mãos, conseguimos também intensificar esse hábito em nossos pacientes”, afirmou.

A infectologista Pollyana Azevedo esclareceu que o vírus pode causar infecções respiratórias que vão desde um resfriado até uma pneumonia grave, e chegar ao óbito. “Os sintomas da doença causada pelo novo coronavírus são semelhantes a outros problemas respiratórios: febre, coriza, tosse e dor ao respirar, podendo haver também dores musculares”.

“É preciso ter uma série cuidados para evitar a contaminação. É tentar evitar que o vírus entre pelos olhos, nariz ou boca. Para vírus respiratórios em geral, procuramos não tocar no rosto; é preciso lavar bem as mãos sempre que possível, sempre quando a pessoa for ao banheiro, antes de se alimentar, ou seja, sempre que for possível, lavar mesmo, com água e sabão. E, quando não for possível, pelo menos passar um álcool gel”, recomenda a infectologista Polyyana Azevedo.

Entenda

Coronavírus são tipos de vírus que ocasionam problemas respiratórios. O novo coronavírus foi descoberto em dezembro do ano passado, na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China. Atualmente, mais de 1.000 pessoas já faleceram pela doença no país de origem e existem milhares de casos confirmados no mundo.

Prevenção

Segundo o Ministério da Saúde, os cuidados básicos para diminuir os riscos de contrair o vírus, são:

• Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

• realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;

• Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

• Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

• Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

• Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

• Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

• Manter os ambientes bem ventilados;

• Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;

• Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital