Comissão do Hospital Manoel Victorino desenvolve projeto de controle à infecção hospitalar

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) tem diversas atuações. No Hospital Manoel Victorino, a primeira delas é a normativa, na qual são estabelecidas as medidas preventivas a serem seguidas por todos os profissionais da saúde que exerçam suas atividades, no sentido de minimizar os riscos para a ocorrência de infecção hospitalar. No entanto as ações educativas também fazem parte das rotinas da Comissão e os profissionais estão em constante atualização, seja através da  participação em simpósios e outros eventos relacionados, a equipe tem uma dinâmica de  aplicar os novos conceitos e tecnologias de prevenção no hospital.

A CCIH aborda os novos conhecimentos para os outros profissionais da unidade, através de palestras, treinamentos lúdicos, cursos , manuais e protocolos. Ainda dentro das ações educativas, estão incluídas as reuniões, palestras e o contato diário com os demais profissionais, com distribuição de folder’s ilustrativos, quando as orientações sobre normas e condutas são reforçadas.

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar/ Serviço de Controle de Infecção Hospitalar atualmente desenvolve um programa contínuo com as seguintes ações: campanha de higienização das mãos In loco – treinamento em serviço dos profissionais no que se diz respeito ao controle de infecção hospitalar (CIH); estabelecimento de medidas de precauções e isolamento; trabalho em conjunto com a farmácia/terapêutica no programa de racionalização do uso de antimicrobianos; elaboração e divulgação de relatórios sobre ocorrências relacionadas ao serviço de controle de infecção à Vigilância Sanitária; coleta de dados e emissão de relatórios contendo o perfil de sensibilidade e resistência dos microorganismos aos antimicrobianos padronizados na instituição; controle microbiológico da água e monitoramento da limpeza dos reservatórios; reuniões periódicas da comissão para resolução dos temas; Comunicação de doenças de notificação compulsória à Vigilância Epidemiológica; visitas Técnicas nos setores próprios e terceirizados conforme cronograma anual.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital