A Comissão de Humanização do Hospital Monte Serrat realizou nesta quinta-feira, 26, uma ação para reforçar as medidas de prevenção com a campanha Novembro Azul que teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, com ênfase na prevenção do câncer de próstata..
Leandro Ribeiro Dias é enfermeiro formado pela universidade Unip Sorocaba e trabalha no pronto socorro do HMS. Ele sinaliza que a Campanha Novembro Azul faz um alerta importante sobre a prevenção ao câncer de próstata.
“O Novembro Azul veio para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção, que é preciso cuidar da saúde e se prevenir de doenças. Durante todo o mês de novembro estamos realizando uma série de ações para alertar sobre a importância de adotar hábitos saudáveis, do diagnóstico precoce e da realização dos exames necessários para detectar o câncer de próstata”.
O autônomo Marcos Santos estava aguardando atendimento e ficou feliz com as orientações da equipe de Comissão de Humanização.
“Gostei muito desse trabalho que eles fizeram aqui, tudo verdade que eles falaram porque nós homens não gostamos mesmo de procurar o médico, agora sei que é muito importante porque podemos prevenir muitas doenças”, avaliou.
Guilherme de Carvalho Miranda, técnico de enfermagem no Ambulatório Médico de Especialidades – AME – também participou das ações destacando que “é importante conscientizar e proporcionar saúde aos homens que geralmente têm mais resistência em procurar os serviços de saúde, então estamos abraçando a campanha do Novembro Azul que veio para facilitar esse acesso e conscientizá-los de que eles devem se cuidar também e se prevenir”.