O Hospital 2 de Julho, através do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) realizou nesta quinta-feira, 05, mais um treinamento sobre prevenção, uso de EPI’s, orientações sobre combate ao princípio de incêndio, para os colaboradores de vários setores do hospital.
O treinamento consistiu de palestras, ministradas pelo Técnico de Segurança, Daniel Ramos, e com a exibição de vídeos didáticos que forneceram uma boa noção de conceitos básicos de prevenção, uso correto dos equipamentos de proteção, entre outros.
Daniel Ramos, ressaltou que todas as atividades profissionais que possam imprimir algum tipo de risco físico para o trabalhador devem ser cumpridas com o auxílio de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, que incluem óculos, protetores auriculares, máscaras, luvas, botas, cintos de segurança, e outros itens de proteção. Esses acessórios são indispensáveis, principalmente, em Unidades Hospitalares.
“ O uso do EPI é fundamental para garantir a saúde e a proteção do trabalhador, evitando consequências negativas em casos de acidentes de trabalho. Além disso, o EPI também é usado para garantir que o profissional não será exposto a doenças ocupacionais, que podem comprometer a capacidade de trabalho e a de vida dos profissionais durante e depois da fase ativa de trabalho”, informou.
No Hospital 2 de Julho, a equipe elabora também um estudo sobre os riscos ocupacionais da unidade. Esse tipo de trabalho facilita a identificação dos perigos , por exemplo, e, ajuda a empresa a reduzi-los ou neutralizá-los.
Avaliação – Paula Marinho, assistente administrativo do H2J parabenizou a direção pela iniciativa, informando que o treinamento foi importante e esclarecedor: “O treinamento foi de grande aquisição de conhecimentos porque além da apresentação de slides, o palestrante trouxe equipamentos de EPI´s o que aliou teoria com a prática utilizada no hospital, além de movimentar toda equipe com interação, através de perguntas e respostas, o que deixou o encontro bem motivador. Quero participar dos outros, adorei!”.
A mesma avaliação positiva fez o supervisor administrativo, Vanderlan Almeida: “O treinamento foi muito rico e proporcionou o esclarecimento de dúvidas. Tenho certeza que nós funcionários entendemos a importância do uso de EPI’s, principalmente da forma como usar e a conservação do equipamento. O aprendizado de hoje, em especial, sobre a prevenção foi um tema que utilizaremos não só no ambiente de trabalho, mas também, no nosso dia a dia”.