A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), da Unidade de Pronto Atendimento de São Marcos, deu início nesta segunda-feira, 20, à votação para a escolha de seus novos representantes (Gestão CIPA-2018).
Daniel Ramos, técnico de segurança da UPA, destaca que, a CIPA é composta por representantes do empregador e dos empregados, de acordo com as proporções mínimas estabelecidas na NR 5. Sendo que os representantes do empregador são indicados pelo empregador e os representantes dos empregados são eleitos por meio de votação dos empregados.
“A eleição da CIPA está sendo realizada durante o expediente normal da Unidade, respeitando os turnos, devendo ter a participação de, no mínimo, metade mais um do número de empregados de cada setor. Para que todos possam participar, teremos votação durante toda essa semana”.
A CIPA apresenta uma série de objetivos, entre os quais, destacam-se: Garantir a representação dos trabalhadores nas questões de melhoria da segurança e saúde ocupacional. Observar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos, discutir os acidentes ocorridos, encaminhando aos Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e ao empregador o resultado da discussão, solicitando medidas que previnam acidentes semelhantes e, ainda, orientar os demais trabalhadores quanto à prevenção de acidentes.
A eleição da CIPA na Unidade de Pronto Atendimento de São Marcos acontece nos dias: 20, 21, 22, 23 e 24 de agosto.