Carnaval 2024: Hospital Regional Costa do Cacau pede apoio da população para doação nos bancos de sangue

 

Por mais um ano, Ilhéus e o sul da Bahia recebem milhares de turistas na alta estação e esse fluxo de visitantes aumenta ainda mais com a chegada do carnaval. São milhares de pessoas de diversos lugares chegando pelo Aeroporto Jorge Amado, Porto Internacional do Malhado e principalmente pelas rodovias federais e estaduais.

O turismo na Costa do Cacau traz benefícios positivos e movimenta a economia regional, mas também há uma tendência de aumento da demanda por atendimento em unidades de saúde e os estoques nos bancos de sangue precisam estar com níveis seguros para disponibilizar material aos hospitais.

Por esse motivo, a Agência Transfusional (AT) responsável pelo armazenamento, controle e monitoramento de bolsas de sangue destinadas a pacientes que precisam de transfusão no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, pede o apoio da população para a doação nos bancos de sangue da região sul da Bahia, principalmente no eixo Ilhéus – Itabuna.

O médico sanitarista Alfredo Boa Sorte Júnior, responsável técnico pela AT do HRCC, reforça que a necessidade de conscientização para doação de sangue deve ser constante, o ano todo. “Mais uma vez, alerto que a demanda é cotidiana, presente na realidade hospitalar, com a tendência de aumentar durante períodos festivos. A sensibilização que resulta no ato de doar, pode manter os nossos níveis seguros e salvar vidas”, destacou.

A farmacêutica bioquímica Fraana Andrade, da AT do HRCC, aproveitou a oportunidade para ressaltar que é preciso manter o estoque seguro para que a unidade não fique desassistida durante o período de carnaval. “Com o aumento do fluxo nas estradas de pessoas que chegam a Ilhéus, há um risco maior de acidentes nas rodovias, podendo aumentar a chegada de pacientes. Por isso, é importante a doação nos bancos de sangue, esse gesto de amor que salva vidas”, concluiu.

Locais para doação de sangue

Ilhéus: Banco de Sangue de Ilhéus, no Hospital São José – Rua Dom Manuel Paiva, Ladeira do Café, 226, bairro Teresópolis – Ilhéus / BA. Telefone: (73) 3234-5774.

Itabuna: Banco de Sangue do Núcleo de Hemoterapia da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna – Rua Antônio Muniz, 200 (Prédio Anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho), bairro Pontalzinho – Itabuna / BA. Telefones: (73) 3214-9126 / 9127 / 9154.

Critérios para doação de sangue – De acordo com informações da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), entidade vinculada à Sesab, para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, é necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.

Campanha Hemoba 2024 – Este ano tem como tema “A Alegria do Carnaval está no sangue” para incentivar as pessoas a doarem sangue neste mês do carnaval.

De acordo com informações da fundação, “peças publicitárias nas redes sociais e spots para rádio, destaca a participação especial da cantora e rainha do axé music, Daniela Mercury. As mensagens veiculadas incentivam a doação de sangue, ressaltando que esse gesto é um ato de celebração e solidariedade, alinhado com a essência da grande festa da alegria que é o Carnaval.”

Em 2024, o movimento contou, ainda, com a colaboração da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Atletas inscritos nas federações esportivas participaram como doadores, entre 31 de janeiro a 3 de fevereiro.

Sobre o HRCC

Unidade hospitalar, de média e alta complexidade, localizada em Ilhéus, integrante da rede da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), conveniada 100% Sistema Único de Saúde (SUS), sob gestão do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Administração Hospitalar (IBDAH).

 

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital