Avanço: Policlínicas de Humildes e São José Estanislau Gomes de Morais implantam serviço de Telemedicina
Uma das maiores inovações recentes na área de saúde já está disponível aos pacientes assistidos nas Policlínicas de Humildes e São José, isso porque foi implantado na sexta-feira, 18 de setembro, o serviço de Telemedicina em Eletrocardiograma – um dos exames cardiológicos mais solicitados por cardiologistas e clínicos em geral para avaliar a atividade elétrica cardíaca e também para facilitar a detecção de alguma anomalia relacionada a entupimentos ou aumento das cavidades cardíacas.
Nas Policlínicas, o laudo de eletrocardiograma – resultado da interpretação realizada pelo médico está sob a responsabilidade de Dr. Alexandre André dos Santos. Ele destaca a importância da Telemedicina. “O serviço da Telemedicina é um procedimento pioneiro na rede pública que utiliza-se no uso de tecnologias de informação, agregando qualidade, conectividade e velocidade nas informações. Assim os médicos têm acesso imediato e podem tomar condutas com maior agilidade”.
Alexandre dos Santos sinaliza ainda que o Eletrocardiograma (ECG) é, sem dúvida alguma, um dos exames mais importantes no pronto atendimento. Não-invasivo, indolor, rápido e eficaz, o ECG oferece informações estratégicas que podem fazer toda a diferença no diagnóstico e na condução terapêutica dos pacientes atendidos em um setor de urgência e emergência.
Entenda a importância do ECC na sala de emergência:
- As patologias do aparelho cardiovascular representam a primeira causa mortis no mundo ocidental e, dentre estas, destacam-se as síndromes coronarianas agudas (SCA), representadas em sua essência pelo infarto agudo do miocárdio (IAM) e angina instável (AI), como condições de alta prevalência nas quais intervenções precoces determinam diretamente seu prognóstico.
- O desafio diagnóstico representado pelas SCA vem recebendo o suporte da eletrocardiografia há mais de oitenta anos; primordialmente por seu imprescindível papel na avaliação inicial do infarto agudo do miocárdio e, mais recentemente, como elemento indispensável à triagem dos pacientes admitidos nas unidades intensivas.
- A interpretação precisa das informações obtidas com o eletrocardiograma (ECG) na avaliação das síndromes isquêmicas agudas, é fundamental para a manutenção de sua precisão diagnóstica.
- Recomenda-se que todos indivíduos com dor torácica aguda não traumática devem ser submetidos a avaliação eletrocardiográfica na admissão na sala de emergência e ECGs seriados (0-3 e 9h) caso a causa da dor torácica não seja imediatamente definida como não cardíaca.
- A mortalidade dos pacientes com IAM que são inadvertidamente liberados das unidades de emergência, gira em torno de 25%, ou seja, mais que o dobro daquela esperada nos casos com internação e terapêutica adequadas. Estes dados demonstram a importância da adequada interpretação do ECG, e sua correlação com os demais aspectos clínicos na sala de emergência.
As Policlínica de Humildes e São José Estanislau Gomes de Morais funcionam todos os dias da semana em período de 24 horas.
Galeria de Fotos