Avanço: Governo da Bahia inaugura UPA de Vitória da Conquista

 

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA24h) de Vitória da Conquista, maior do interior do estado, já está oferecendo atendimento à população, após sua inauguração, feita pelo governador Rui Costa e pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, na manhã desta segunda-feira (22). Para a abertura da unidade, que está instalada ao lado do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), foram investidos cerca de R$ 6 milhões, entre obras e equipamentos.

Com capacidade para atender até 450 pacientes por dia, a UPA24h dispõe de 24 leitos de observação, sendo quatro para atendimento de pacientes críticos, além de laboratório clínico e diversos equipamentos para auxiliar o diagnóstico, tais como, raio-x, oftalmoscópio, laringoscópio e eletrocardiografia por telemedicina.

A unidade funcionará como posto de primeiros socorros, onde o paciente é atendido, para ter seu quadro clínico estabilizado e, se houver necessidade, será encaminhado a um hospital ou pode ficar em observação. Na UPA24h, a população poderá ter assistência em casos de pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas, entre outros problemas de saúde.

“É um investimento que melhora bastante o perfil do atendimento em saúde na região de Vitória da Conquista. O HGVC ganha também, na medida em que receberá os casos mais graves. Esse é mais um trabalho para a qualificação da saúde pública na Bahia”, afirmou o governador Rui Costa.

Aproximadamente 150 funcionários formam uma equipe multiprofissional, composta por médicos nas especialidades de clínica, cirúrgica, ortopédica e pediátrica, além de enfermeiros, farmacêutico, nutricionistas, bioquímicos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio.

O secretário Fábio Vilas-Boas destacou que com a UPA24h, aumenta a capacidade da rede de urgência e emergência de Vitória da Conquista, que atende a cerca de 70 municípios da região. “A UPA será fundamental para desafogar o atendimento no HGVC”, disse Vilas-Boas.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital