Na última sexta-feira (27), o setor de Higienização e Rouparia do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, reuniu agentes de coleta de resíduos hospitalares para receberem reforço de orientações sobre o gerenciamento de suas atividades e rotinas executadas durante o trabalho. Durante o encontro, foram repassadas informações indicando as melhores práticas que são aplicadas neste tipo de serviço.
O enfermeiro Daniel Souza, coordenador de Higienização e Rouparia, orientou os participantes sobre a adequação do conjunto de procedimentos que envolvem o gerenciamento dos resíduos provenientes do serviço hospitalar. “Fizemos essa abordagem partir de bases científicas e técnicas, objetivando proporcionar um encaminhamento dos resíduos de forma eficiente e segura para os colaboradores e preservação da saúde pública e do meio ambiente”, assegurou o profissional.
O coordenador ainda ressaltou que a atividade surgiu devido à necessidade de atualizar e orientar esses colaboradores para o desenvolvimento de suas práticas laborais de forma correta. “Aqui reforçamos também a aplicação de nossas tarefas já executadas que contemplam os aspectos referentes à geração, identificação, segregação, acondicionamento, coleta, transporte interno e armazenamento provisório até a destinação e disposição final ambientalmente adequada pela empresa terceirizada e/ou serviço de lixo urbano”, explicou.
Gerenciamento seguro – O coordenador Daniel Silva Souza, responsável pela ação, informou que promoverá uma campanha no hospital com o objetivo de sensibilizar todos os profissionais envolvidos nas etapas do processo de gerenciamento de resíduos.