Agência Transfusional do Hospital Regional Costa do Cacau incentiva captação de doadores de sangue

 

Na última quarta-feira (23), a Agência Transfusional (AT) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, reuniu o comitê transfusional e outros setores da unidade para um encontro virtual com representantes da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (HEMOBA). Em pauta, esteve em discussão a aplicação de uma oficina de treinamento sobre captação de doadores de sangue intra-hospitalar, incentivando a doação por parte de funcionários e da população regional.

De acordo com Iara Matos, diretora da Hemorrede da HEMOBA, para ampliar ações, alguns hospitais criaram além do comitê, um grupo gestor transfusional.

“É necessário um amplo diálogo com setores do hospital, alinhado com sua direção e o corpo clínico. A capacitação que estamos planejando, tem como objetivo criar um fluxo para viabilizar a captação de doadores de sangue no hospital, adaptado com a sua realidade e com cada um assumindo responsabilidades diante dessa tarefa”, explicou.

Para o médico clínico e sanitarista Alfredo Boa Sorte, responsável técnico pela AT do HRCC, faz-se necessária a implantação de uma cultura de doadores para captação de sangue no hospital.

“Planejamos o agendamento desse curso entre os próximos dias 3 e 5 de maio. Ele é parte da nossa estratégia para captação intra-hospitalar. Além disso, precisamos também, em conjunto com essa, viabilizar outras ações e ir mais além, sensibilizar a comunidade regional para a doação de sangue”, disse.

Priscila França, coordenadora de comunicação na HEMOBA, ressaltou que algumas medidas podem ser adotadas para incentivar todo esse processo que envolve doação de sangue. “O hospital pode ter uma sala para local de diálogo, realizar buscas ativas, por telefone, com setores internos envolvidos. Em divulgações ou entrevistas externas, esse tema pode ser inserido. Além disso, é importante orientar familiares dos pacientes e desenvolver outras atividades que favoreçam toda essa estratégia”, destacou.

Fraana Andrade, farmacêutica bioquímica e coordenadora operacional da AT do HRCC, pontuou que são necessárias ações efetivas de sensibilização e esclarecimento para colaboradores e a comunidade sobre a doação de sangue. “Precisamos manter os estoques de bolsas, nos níveis adequados, para atendimento da demanda no hospital. As transfusões realizadas aqui, são fundamentais para a recuperação e para salvar as vidas dos pacientes”, ressaltou.

Locais de doação sangue

Ilhéus: Banco de Sangue de Ilhéus, no Hospital São José – Rua Dom Manuel Paiva, Ladeira do Café, 226, bairro Teresópolis – Ilhéus / BA. Telefone: (73) 3234-5774.

Itabuna: Banco de Sangue do Núcleo de Hemoterapia da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna – Rua Antônio Muniz, 200 (Prédio Anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho), bairro Pontalzinho – Itabuna / BA. Telefones: (73) 3214-9126 / 9127 / 9154.

 

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital