O Serviço Social do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, está reforçando a informação que todos os procedimentos prestados na unidade são ofertados gratuitamente, sem nenhuma cobrança de qualquer serviço prestado. O hospital é conveniado 100% Sistema Único de Saúde (SUS), integrante da rede da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

A assistente social Maria Lugiane S. Cunha, coordenadora do Serviço Social do HRCC, destaca que a informação para a gratuidade dos procedimentos já está na rotina de setores da assistência hospitalar. “Resolvemos enfatizar sobre essa questão, porque, recentemente, mais uma vez, alguns familiares de pacientes, receberam ligações suspeitas com a investida para cobranças de procedimentos, o que não fazemos forma nenhuma aqui no hospital”, ressaltou.

Maria Lugiane alerta que o alvo preferido para este tipo de tentativa de vantagem financeira são as famílias de pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). “Então, caso você receba alguma ligação ou abordagem com pedido de pagamento para qualquer serviço, seja consulta, exame ou outros, informe o mais breve possível para hospital, no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). Nós do Serviço Social também podemos te auxiliar”, informou.

 

As equipes estão repassando para familiares e acompanhantes o alerta reforçado sobre a tentativa de cobranças fraudulentas, assegurou a coordenadora do Serviço Social do HRCC.

 

Leandro dos Santos, esposo de uma paciente, disse que receber este tipo de orientação sobre gratuidade dos serviços é muito importante. “Vou repassar essa mensagem para o maior número de pessoas, quero ser um multiplicador dessa informação. Ninguém pode passar por isso, sofrer essa tentativa de golpe”, afirmou.

 

Ana Carolina Costa, filha de uma paciente, também elogiou o trabalho do hospital sobre esse alerta. “Quando eu cheguei aqui já recebi essa informação, vi também cartazes nas paredes sobre isso. Essa informação é muito importante para todo mundo. Agradeço essa orientação”, disse.

 

O que fazer?

 

Caso você receba uma ligação suspeita, principalmente com pedidos de valores (via transferência bancária, Pix, cheque, em dinheiro ou qualquer outra solicitação), se dirija imediatamente à delegacia de Polícia Civil para registrar um Boletim de Ocorrência (BO). Ainda, abra uma demanda sobre o ocorrido no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Hospital Regional Costa do Cacau.

 

“Importante informar a pessoa que recebeu a ligação, qual o número de telefone que o estelionatário usou para tentar aplicar o golpe e possíveis dados para transferência de valores. Caso você tenha sido abordado por aplicativos de mensagem, como WhatsApp, não esqueça de printar as conversas”, orienta Názio Santana, enfermeiro e coordenador do SAC do HRCC.

Canal de denúncia – SAC HRCC

(73) 3235-5391 / sac@hrcc.ibdah.org.br

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