A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) inaugurou na amanhã desta terça-feira, 08, os serviços de tomografia computadorizada do hospital Manoel Victorino.
A novidade possibilita ampliar o volume de cirurgias, e garantir maior precisão no diagnóstico, evitando ainda que pacientes sejam transferidos para outras unidades a fim de realizar exames de alta complexidade.
De acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “esse foi o o primeiro equipamento de tomografia da unidade hospitalar. Com 16 detectores, o tomógrafo proporcionará exames rápidos e com alta resolução. É possível fazer reconstruções em múltiplos planos, inclusive, 3D, ajudando o médico na tomada de decisão e na realização de cirurgias”, explicou Vilas-Boas
Para o paciente, a tecnologia representa rapidez e segurança nos resultados, menores doses de radiação e menos tempo de internação. Como o equipamento possue uma capacidade superior a 1.200 exames por mês, facilitará a programação cirúrgica dos pacientes, sobretudo de ortopedia.
“A rapidez na aquisição das imagens nos permite melhor caracterização no padrão de vascularização das estruturas viscerais assim como vasculares, proporcionando maior segurança no diagnóstico e manejo cirúrgico”, afirma a médica radiologista do Hospital Manoel Victorino, Sirlene Borges, ao lembrar ainda que é possível realizar exames de angiotomografia.
O diretor técnico do HMV, Humberto Lima, afirma que o novo equipamento traz autonomia, agilidade no diagnóstico e agilidade no gerenciamento de leitos. ” Os pacientes rés ganham em todos os aspectos. Cirurgias precoces e mais bem planejadas. Principalmente nas que envolve maior complexidade”.
A implantação e renovação do parque de imagem dos hospitais estaduais na Bahia ocorre de modo acelerado. Já foram investidos mais de R$ 120 milhões em obras e na aquisição de equipamentos de ressonância magnética, tomógrafos, raios-x e mamógrafos, por meio da Parceria Público-Privada (PPP) de Imagem. Outro número expressivo é o de exames, que já supera a casa de 1 milhão, desde o início da implantação em 2016.
Com atuação em 11 unidades estaduais, a Rede Brasileira de Diagnóstico (RBD) e o Governo da Bahia, que formam a Parceria Público-Privada (PPP) de Imagem, ampliaram a capacidade de atendimento à população, reduziram custos e promoveram melhorias nos serviços prestados. Os resultados são expressivos e a população é a principal beneficiada, visto que os exames de ambulatório são laudados no máximo em 48 horas, enquanto os exames de urgência e emergência, em uma hora, sendo o tempo máximo admitido de duas horas. Isso é mais ágil que qualquer clínica ou hospital privado.
Atualmente são 15 ressonâncias públicas no Estado, sendo sete da PPP, outras sete instaladas em policlínicas e uma no Hospital Ana Nery. Nos próximos seis meses, outras quatro ressonâncias entrarão em operação com a inauguração de novas policlínicas. Além disso, o melhor tomógrafo do Norte-Nordeste está instalado no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), com 256 detectores. Também são feitas ressonância e tomografia cardíaca, angiotomografia e angioressonância.