O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, integrante da rede da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), enviou a enfermeira Naama Ramos e Silva, da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), para participar do I Congresso Nordeste Transplantes, em Salvador.
O evento que ocorreu entre os dias 05 e 07 de junho, também acolheu o V Encontro das Centrais de Transplantes do Nordeste e o Simpósio de Transplante Cardíaco da Região Nordeste. Na ocasião, especialistas renomados nos estudos científicos em transplantes, do Brasil e de Portugal, ministraram palestras e mediaram discussões.
O Congresso ainda contou com representantes de Secretarias Estaduais da Saúde, do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) e das Coordenações Estaduais de Transplantes (CETs) dos nove estados da região nordeste do Brasil.
Naama Ramos e Silva destacou que o evento teve como objetivo a troca de experiências entre os estados nordestinos, com o propósito de elaborar estratégias de crescimento no processo doação/transplantes. “Um evento desta magnitude proporcionou não apenas a chance de compartilhar as experiências entre profissionais, mas também a oportunidade de deixar registrado todo o trabalho feito pela equipe da CIHDOTT do HRCC”, declarou.
A enfermeira também parabenizou os organizadores e palestrantes do congresso e todos aqueles que se dedicam a causa, que classifica como de profunda admiração, por trazer esperança e ajudar a transformar a vida de famílias. “Os desafios são diários, mas o importante é nunca desistir de lutar pela vida daqueles que aguardam na fila por transplantes. Unidos fortaleceremos ainda mais essa grande rede de esperança que permite o renascer de novas histórias. Às famílias doadoras: toda nossa honra, respeito e admiração, o principal motivo desse encontro”, concluiu.