Na manhã desta quarta-feira (31), a Comissão de Humanização do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, encerrou as atividades do Janeiro Branco, mês de atenção para a saúde mental, com uma palestra ministrada pela psicóloga Gabryella Santiago Gomes, integrante da equipe de Psicologia da unidade hospitalar.
Durante a apresentação, a palestrante explicou a denominação do tema da campanha em questão. “O Janeiro Branco tem o significado em que folhas e telas estão em branco, prontas para serem escritas, preenchidas. Este primeiro mês do ano representa uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e se abrem nas vidas de todos nós”, disse.
A psicóloga ressaltou que o bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho é fundamental para a saúde mental. Em seguida, Gabryella Santiago Gomes abordou diversos assuntos relacionados ao tema central de sua exposição “Saúde mental enquanto há tempo: questões e desafios quando o sofrimento psíquico traz o adoecimento”.
Na ocasião, foram apresentados tópicos, seguidos de explicações mais aprofundadas, sobre os transtornos relacionados ao sofrimento psíquico, como Síndrome de Burnout, ocasionado por desgaste profissional, exaustão física e mental. Também, a estafa ou fadiga mental – alteração do sistema nervoso central, pelo excesso de tarefas, gerando desgaste metabólico com sintomas físicos e mentais.
Ainda, transtornos relacionados ao adoecimento psíquico, como o de ansiedade, caracterizado pela preocupação excessiva ou expectativa apreensiva e de difícil controle, e a depressão – tristeza profunda persistente, que acarreta aversão e perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas.
No final da apresentação, a psicóloga repassou orientações de como começar a cuidar da saúde mental. “Não se isole ao enfrentar um desfio ou problema; reforce seus laços familiares e de amizade; diversifique seus interesses, faça algo pela primeira vez; mantenha-se mental e fisicamente ativo; consulte um profissional da área, perante sinais ou sintomas emocionais persistentes”, recomendou.
Após a palestra, o público presente foi convidado a participar de sessão de auriculoterapia, técnica baseada nos preceitos da Medicina Tradicional Chinesa, aplicada por Roberta Silva Santos, terapeuta ocupacional que atua no HRCC.
*Musicoterapia* – O enfermeiro Názio Santana, presidente da Comissão de Humanização do HRCC, lembrou que uma atividade de musicoterapia também fez parte da programação do Janeiro Branco no hospital.
“Na última sexta-feira, dia 26, nós convidamos o senhor Clelio Fidelis da Paixão, do tradicional ‘Bloco Seca Copo’, que tocou seu trompete músicas, marchinhas de carnaval, passando por todos os setores da unidade”.