Uma equipe multidisciplinar formada por integrantes de núcleos e outros setores do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, realizou a primeira atividade em referência ao Setembro Verde, mês de conscientização para doação de órgãos e tecidos humanos. A ação realizada na última quinta-feira (08) distribuiu fitinhas com a cor representativa da causa com a frase impressa: Doe Órgãos, Doe Vida!
A enfermeira Naama Ramos e Silva, integrante da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos de Tecidos (CIHDOTT), setor que organiza as iniciativas para o Setembro Verde, informou que conta com apoio de outros funcionários para realizar as atividades. “É de extrema importância que todos os colaboradores participem deste processo de conscientização e sensibilização para que a gente alcance o máximo possível de pessoas, sendo tamanha a responsabilidade que temos em nossas mãos e o quanto cada família que está na fila, deposita em nós a esperança em continuar”, disse.
A doação de órgão ou tecido permite o transplante, procedimento que muitas vezes pode ser a única esperança de vida para pacientes com determinada doença que tem seu órgão comprometido, assegura Naama Ramos e Silva. “A família, que decide sobre a doação, com um “sim” – tem um papel fundamental, louvável, nesse gesto de amor que pode dar continuidade à vida de outra pessoa. Por isso é importante que todos compreendam a importância deste ato”, destacou.
A enfermeira ainda informou que este ano, o HRCC restabeleceu o número de captações de órgãos do período pré-pandemia da Covid-19. “Além disso, com muito trabalho de sensibilização, envolvimento e apoio dos setores de acolhimento e todos que atuam nesta causa, conseguimos alcançar o nosso maior número de captação de múltiplos órgãos em um período anual, sendo que ainda estamos em setembro e 2022 não terminou. Agradeço a todas as famílias que tornaram isso possível”, concluiu.