Desde sua restruturação, ocorrida em junho deste ano, a Comissão de Humanização do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, passou a organizar atividades temáticas na unidade. A proposta é realizar ações internas, alinhadas com as campanhas nacionais referentes à saúde e a assuntos sensíveis e importantes para sensibilizar pacientes, acompanhantes e funcionários.
Durante este mês está em andamento o “Julho Amarelo” e em paralelo já está em fase de planejamento o “Agosto Lilás”, informa o presidente da Comissão de Humanização, enfermeiro Názio Santana. “Logo, em nossas reuniões iniciais chegamos ao entendimento de planejar e buscar desenvolver atividades temáticas importantes no hospital. Nosso grupo está organizado, alinhado e engajado com essa proposta de sensibilizar as pessoas e chamar atenção para temas relevantes”, declarou.
O enfermeiro ressaltou que, de acordo com essa proposta de trabalho, integrantes da comissão se reuniram na última terça-feira (19), para discutir e programar as ações do Agosto Lilás. “Nossos membros, de diversos setores do hospital, discutimos questões sobre essa campanha de enfrentamento e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o necessário fim dessa prática extremamente danosa”, argumentou.
De acordo com Názio Santana, o enfermeiro João Henrique Araújo Andrade, gerente de Enfermagem do HRCC, sugeriu que profissionais da Emergência fossem treinados para melhor acolher demandas relacionadas à violência contra a mulher. “Além disso, João Henrique nos informou que havia solicitado a elaboração, pela coordenação do setor, um manual de atendimento a pacientes vítimas de violência, isso será uma contribuição muito importante para o atendimento humanizado no HRCC”, avaliou.
Em relação a proposta do Agosto Lilás na unidade hospitalar, o presidente da Comissão de Humanização informou que os trabalhos continuam. “Faremos outras reuniões para consolidar nosso planejamento, com objetivo de começar essa ação no início do próximo mês”, concluiu.