O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, iniciou na última segunda-feira (04), a campanha “Ação Julho Amarelo”. Essa atividade, de iniciativa da Comissão de Humanização, com o apoio da direção da unidade hospitalar, tem como objetivo alertar as pessoas para a prevenção e conscientização sobre as hepatites virais, que são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves.
As hepatites do tipo B e C são responsáveis por aproximadamente 57% dos casos de cirrose hepática e 78% dos casos de câncer primários do fígado no mundo, segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade designou, em 2010, o dia 28 de julho como o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais.
De acordo com o enfermeiro João Henrique Araújo Andrade, gerente de Enfermagem do HRCC, a campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil pela Lei Federal nº 13.802/2019 e na Bahia através da Lei Estadual Nº 13.697, de 11 de janeiro de 2017. “Reunimos a Comissão de Humanização do hospital, planejamos anteriormente as ações referentes à luta contra as hepatites virais e iniciamos esta semana as nossas atividades”, disse.
“Estamos visitando setores da unidade e esclarecendo sobre o que são as hepatites virais, suas causas e as consequências que elas acarretam. Um foco muito importante que abordamos é como se dá transmissão da doença e como prevenir seu contágio, com orientações específicas para cada tipo viral que são A, B, C, D e E”, destacou.
Vacinação para colaboradores – A Comissão de Humanização do HRCC, em parceria com o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) e o setor de Medicina Ocupacional, disponibiliza, como ação do “Julho Amarelo”, a imunização contra a Hepatite B para funcionários da unidade.
A vacinação, disponível apenas para os trabalhadores do hospital, acontece nos dias 06, 13, 20, 27, e 29 de julho de 2022, das 7h30min às 11h, na sala da Medicina Ocupacional, localizada no Ambulatório do HRCC. O colaborador que se dirigir ao setor para receber a imunização deve apresentar seus cartões de vacina e do SUS.