Para alertar as pessoas a respeito da importância de aumentar o número de doadores no Brasil foi criada a campanha Junho Vermelho. A campanha visa envolver a população para aumentar os estoques dos bancos de sangue no país. E nesta quarta-feira, 08 de junho, a direção do Pronto Atendimento São Marcos, com o envolvimento dos profissionais promoveu uma ação: ‘Doar sangue é um ato de amor’.
A coordenadora de enfermagem da unidade de Saúde Carolina Jatobá explicou que o objetivo das ações foram reforçar a importância da doação de sangue e sensibilizar novos doadores.
“Doar sangue é um ato de amor e solidariedade que salva vidas e a campanha Junho Vermelho é fundamental para reforçar a importância da doação. É uma forma de sensibilizar as pessoas, além de estimular quem já doou em algum momento a se lembrar da importância de retornar com as doações”, destacou.
A gerente municipal do P A São Marcos, Camila Claudino, reforça a importância da doação, lembrando que “uma bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas em situações diversas, como em cirurgias, tratamentos de doenças crônicas, como a doença falciforme e a talassemia (anemia crônica), além de outras situações em que seja necessária a transfusão. A Campanha Junho Vermelho representa amor, solidariedade onde muitas vidas podem ser salvas através da doação”.
A ação desta quarta-feira foi em parceira com alunos de psicologia da UNIME e contou ainda com a participação da preceptora Maria Fernanda.
Quem pode doar sangue? Os requisitos para poder doar sangue no Brasil são: