Uma doença silenciosa que mata, em média, 114 mil brasileiros por ano. A cada hora, pelo menos 13 pessoas perdem a vida para um infarto no Brasil. Para diminuir o risco de morte, o atendimento de urgência e emergência, nos primeiros minutos, é fundamental. Diante dessa realidade, visando atualizar os conhecimentos, profissionais das Unidades de Saúde de São Marcos e San Martin participaram nesta quarta-feira, 1° de junho, do Fórum Sprint – Fórum Científico de Discussão da Linha de Cuidado do IAM (Infarto Agudo do Miocárdio) de Salvador para discutir a construção dos fluxos e protocolos de atendimento.
As Linhas de Cuidado ao infarto agudo do miocárdio (IAM) tem o objetivo de otimizar o atendimento ao paciente, desde o diagnóstico precoce até o tratamento adequado e em tempo hábil.
Camila Claudino gerente municipal do Pronto Atendimento de São Marcos avaliou o Fórum como positivo: “A participação desse encontro foi válida para todos nós profissionais de saúde que estamos inseridos na rede de atenção às urgências, e os conhecimentos atualizados aqui irão contribuir para que a assistência seja mais ágil, qualificada e resolutiva aos usuários do SUS.
Carolina Jatobá gerente de enfermagem do PA São Marcos destacou a importância da participação dos profissionais de saúde no evento, visto que, o tema principal abordado: a Linha de Cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio dá diretrizes sobre uma série de estratégias para aprimorar o atendimento e tratamento para combater a principal causa de morte no país.