Hospital Regional Costa do Cacau amplia segurança do paciente reforçando protocolo para prevenir lesão na pele do paciente

 

Os incidentes relacionados à assistência à saúde, especialmente os eventos adversos (EA) constituem um problema de saúde pública, necessitando de respostas efetivas e imediatas para sua redução.

Com o objetivo de prevenir lesão na pele do paciente, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, está reforçando a aplicação do protocolo de prevenção de lesão por pressão. Também conhecida como LPP, essa ocorrência é alteração da integridade da pele, decorrente da compressão não aliviada de tecidos moles entre os ossos e uma superfície dura por um período prolongado.

De acordo com a enfermeira Adriana Santos, coordenadora do NSP, este protocolo é trabalhado para reforçar com a equipe assistencial, a importância de prevenir esse tipo lesão. “Todo paciente quando passa muito tempo acamado tem um risco de abertura de lesão na pele que ocasiona um dano muito grande e acaba estendendo o tempo de internação desse paciente”, explicou.

Importante citar que a atenção diante da integridade da pele deve ser foco de atenção de toda a equipe de saúde e de seus cuidadores/acompanhantes, tanto no eixo adulto, como no infantil e a busca por estratégias e soluções para lesões de pele é um dos maiores desafios dos profissionais do HRCC, os quais atuam de maneira eficaz em todo atendimento.

Adriana Santos assegura que a prevenção da LPP acontece no hospital, mesmo antes da implementação do protocolo.

“A prevenção é nosso grande foco. Precisamos mostrar os danos que uma lesão pode causar ao paciente e, mais do que isso, precisamos orientar sobre as formas de prevenção. Objetivamos manter estratégias de prevenção  da LPP que devem ser dirigidas aos fatores de riscos encontrados. E ainda ter uma  assistência baseada em análise de risco, com a finalidade de diminuir a ocorrência dessas lesões, oferecendo a máxima segurança para nossos  pacientes”, ressaltou.

“Buscamos favorecer a melhoria contínua nos cuidados relacionado com a pele e fornecer subsídios para melhorar a conduta relacionada a prevenção de lesão por pressão, preservando a integridade física dos pacientes internados aqui no Hospital Regional Costa do Cacau”, informou.

 

 

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital