O Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado também de Setembro Amarelo. O assunto ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.
Objetivando apoiar a campanha, a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada – UPAE – realizou nesta segunda-feira, 20, ações educativas sobre o Setembro Amarelo referente a conscientização de prevenção ao suicídio.
As ações realizadas foram voltadas para os colaboradores e pacientes da unidade e contou com a participação do psiquiatra Dr. Adson Cordeiro que abordou em sua palestra, o tema: Setembro Amarelo – Reconheça e Liberte-se.
A enfermeira Rebeca Félix destaca que a equipe da UPAE, em todas as campanhas, desenvolve atividades e não seria diferente com o Setembro Amarelo.
“Hoje foi um dia bastante produtivo porque envolvemos todos os funcionários, pacientes e acompanhantes. Chamamos atenção para um assunto tão sério, como o suicídio e a importância de todos nós estarmos atentos e buscarmos ajudar quem precisa”.
Conscientização – O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.