O Dia Mundial da Segurança do Paciente é celebrado em 17 de setembro e, para reforçar a importância da data, a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada – UPAE – realiza de 13 a 17 de setembro, a I Semana de Segurança do Paciente com diversas ações de conscientização.
A enfermeira Rebeca Félix destaca que o objetivo é atualizar a equipe de saúde sobre a importância das práticas de segurança no cuidado do paciente e do profissional.
“Sabemos que a segurança do profissional de saúde é uma prioridade para a segurança do paciente, então, nesta I Semana de Segurança do Paciente abordamos temas importantes para a equipe e temas voltados aos cuidados maternos e neonatal seguros aliados à prestação de assistência ao paciente com apoio às equipes de cuidado”, informou.
Durante a semana foram abordadas temas como: Prevenção: mortalidade materna, hipertensão, diabetes na gestação – endocrinologista Frederico Rangel; orientação sobre prevenção ao desengasgo em bebês – fonoaudióloga Nathália Albuquerque; a importância do aleitamento materno – nutricionista Abiquelia Martins e Carla Patrícia; cuidados com a pele da mãe e do bebê – dermatologista Gisela Brasil; e abordagem da segurança à gestação: uma visão multidisciplinar – Rebeca Félix.
Vale destacar que a Segurança do Paciente envolve ações promovidas pelas instituições de saúde para reduzir a um mínimo aceitável, o risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde. No Brasil, as metas para Segurança do Paciente baseadas nas metas internacionais da OMS, são coordenadas pelo Programa Nacional de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde.
Na UPAE o núcleo de Segurança do Paciente é composto pelos profissionais:
Abiquelia Martins- nutricionista
Claudia Guimarães- fisioterapia
Kylma kettlen- tec. Enfermagem
Janete Mergulhão- enfermeira
Dayvid Batista – farmacêutico
Rebeca Felix – enfermeira
Lucicleide Lopes- agente operacional Higienização
Frederico Henriques- Diretor médico