Hospital Dantas Bião promove Feira Multidisciplinar

O Hospital Regional Dantas Bião promoveu nesta quinta-feira, 26, através da equipe da Nutrição Clínica, uma Feira Multidisciplinar, Diabetes Mellitus, com uma série de palestras multidisciplinares sobre o tema, voltado para acompanhantes e profissionais da unidade.

O Diabetes habitualmente está  associado a hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia, obesidade e resistência insulínica, tornando o seu manejo bastante complexo porque implica em mudança de estilo de vida dos indivíduos, além da associação de múltiplas drogas e/ou múltiplas aplicações de insulina para o manejo de todas estas situações.

A ideia da realização do evento  foi para  reunir profissionais do hospital para discutir a prevenção e as complicações, bem como as novas estratégias para o tratamento clínico e, além da importância da integração da equipe assistencial no cuidado intra-hospitalar.

Dr Gilmar Calasans tratou o tema Diabetes, abordando causas, complicações, novos tratamentos e a importância de uma alimentação com baixo carboidrato, para  a compensação da doença, chegando até em remissão do uso de medicamentos.

“Os pacientes diabéticos precisam ter um plano alimentar individualizado, adaptado às suas condições de vida e equilibrado, quer em quantidade, quer em qualidade, em função do seu peso de referência, sexo e idade. E apesar de alguns usarem remédios, é importante ter um acompanhamento  nutricional para  evitar ou minimizar as flutuações extremas de glicemia, atingir um perfil lipídico que reduza o risco de doença cardiovascular, contribuir para níveis de pressão arterial normais e ajudar a reduzir a evolução de certas complicações microvasculares, as renais em particular”.

A nutricionista Maria de Fátima Santana avaliou o evento como positivo, reforçando que,  a alimentação dos diabéticos deve ser tão equilibrada, variada e completa como a alimentação de qualquer indivíduo saudável.

“É importante que incluam na alimentação diária o consumo de hortícolas, frutos, cereais de grão inteiro e leguminosas, todos ricos em hidratos de carbono, mas igualmente ricos em fibra alimentar, vitaminas, minerais, antioxidantes e outras substâncias protetoras”, sinalizou a nutricionista.

Participaram também da Feira Multidisciplinar as nutricionistas: Neildes Assis com o tema índice Glicêmico, Karoline Matos sobre Mitos, o enfermeiro Mateus Santiago –  Os cuidados com a Enfermagem, a psicóloga Tifani Barbosa – Impacto psicológico da Diabetes.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital