O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, referência em média e alta complexidade, atende diariamente pacientes de Urgência e Emergência, também regulados do Sistema Estadual de Regulação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Muitos moradores da região sul do Estado, reconhecem a importância do equipamento de saúde para a população.
A paciente Norma Suely Oliveira de Castro, moradora de Itabuna, atualmente internada em um dos leitos de enfermaria do HRCC, reconhece os serviços prestados pela unidade hospitalar de forma adequada. “No dia 14 de novembro, vim aqui, na emergência. Meu atendimento foi rápido, fiz uma tomografia que precisava aqui, a equipe médica me recebeu muito bem. Fiquei sete dias internada, sendo medicada e recebi alta”, disse.
Norma relatou que precisou retornar ao hospital para ter a assistência necessária de sua medicação. “Aqui eu tenho o suporte de medicamentos preciso, nesse momento. Tenho o acompanhamento de técnicas, enfermeiras, médicos. Recebo a visita e converso com o Serviço Social. Do atendimento aqui, eu não tenho o que falar, tratamento bom, fui bem recebida desde o dia que cheguei aqui”, confessou.
A enfermeira Débora Santana, coordenadora de Enfermagem das alas do 1º andar da unidade de internação do HRCC, destacou que o atendimento humanizado e assistência de qualidade são fundamentais no suporte aos pacientes.
“Através dos ensinamentos assimilados pela nossa equipe e uma comunicação efetiva, no objetivo dos cuidados prestados aos pacientes internados e usuários, buscamos um único objetivo: alta do paciente melhorada ou por cura. Baseado no atendimento que ‘encante’, pois é assim que o usuário deve se sentir, pois o atendimento do SUS deve ser equidade e qualidade para todos”, enfatizou.