A preocupação com a segurança é constante na Unidade de Pronto Atendimento de Vitória da Conquista, em conseqüência disso, a instituição realizou na quarta-feira, 4, um treinamento de brigada de incêndio para funcionários, cipistas , objetivando de capacitar a equipe e prevenir acidentes, evitando assim, o risco para a Unidade e usuários.
O treinamento, ministrado pelo engenheiro Cláudio Estevão teve como finalidade principal ensinar os funcionários quais são os tipos de extintores, em quais situações se deve usá-lo, de que maneira e falar sobre as técnicas e passos necessários em caso de princípio de incêndio na unidade hospitalar.
O engenheiro, abordou além da prevenção e combate a incêndios, métodos de extinção do fogo e agentes extintores. Em destaque foi tratado o sistema de proteção contra incêndios e pânico, equipamentos de combate a incêndio, procedimentos quanto ao uso correto dos extintores, entre outros assuntos.
“O treinamento foi realizado visando a segurança e bem-estar dos colaboradores, a fim de capacitá-los para execução de controle de propagação em situação de incêndio que foge ao controle, agindo de forma organizada e emocionalmente equilibrada em situação adversa, visando em caso de sinistro, proteger a vida e o patrimônio, reduzindo as consequências sociais do sinistro e os danos ao meio ambiente. É compromisso da direção da unidade ampliar os treinamentos de forma contínua e com frequência estaremos nos reunindo e promovendo outras capacitações com temas diversos”, informou o engenheiro.
O técnico de segurança da UPA, Peter Azevedo, destacou que as orientações passadas nas capacitações, servem não somente para a aplicação no local de trabalho, mas também, na vida pessoal.
“A participação dos funcionários nos treinamentos é importante e revela o compromisso que cada um tem em buscar novos conhecimentos e se manter atualizado. Importante destacar que o aprendizado é usado no trabalho e também no dia a dia de cada um “.