Na quinta-feira, 17, profissionais do PA São Marcos atualizaram seus conhecimentos com ações desenvolvidas com temas que trataram a Segurança do Paciente, Prevenção ao suicídio, além da importância sobre Doação de Órgãos e Tecidos.
Ana Carolina Jatobá gerente de Enfermagem destaca a importância das ações. Ela informa que há na unidade um cronograma onde é prioridade atualizar a equipe e abordar assuntos importantes que refletem na assistência de qualidade aos pacientes.
“A qualidade na assistência em saúde é garantida com segurança e integração. A iniciativa de realizarmos essas atividades objetiva dar continuidade às ações em favor da segurança e qualidade dos funcionários e de todos os pacientes”, disse.
No mesmo dia, 17, a equipe do Serviço Social, através das assistentes sociais: Angélica Ferreira, Neila Santos e Nívea Santos abordaram com os profissionais uma ação intitulada: ‘Educação Permanente – Humanização com recorte à prevenção ao suicídio/doação de órgãos e tecidos.
De acordo com Nívea Santos, “o objetivo dessa ação foi estimular a prática positiva do processo de humanização, fortalecendo o ‘cuidar dos usuários e profissionais’, sem perpassar a ideia de julgamento, preconceito, discriminação dos seus membros e a sensibilização de familiares acerca do processo de doação de órgãos e tecidos, no incentivo à prática do autorizo à doação”.
Lembrando que para a doação há sempre o diálogo onde todos os esclarecimentos são realizados, dúvidas sanadas para que a família do possível doador esteja consciente como se dá o processo.