O Núcleo de Educação Permanente ( NEP) da Unidade de Pronto Atendimento de São Marcos promoveu nesta quarta feira, 15, ações preventivas com palestra e orientações sobre a sífilis – Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum.
A ação desenvolvida por Ana Carolina Jatobá – gerente de enfermagem, Raphaela dos Santos – NEP, Tatiana Guimarães – CCIH e Maiara Santos – enfermeira objetivou alertar pacientes/ acompanhantes quanto aos riscos da doença.
A gerente de enfermagem da UPA, Ana Carolina Jatobá destaca que a sífilis é uma infecção transmitida sexualmente e pode pôr em risco não apenas a saúde do infectado, como ser transmitida para o bebê durante a gestação.
“Hoje abordamos as medidas fundamentais para a prevenção, diagnóstico e tratamento da sífilis. Nosso papel além de prestar assistência é também orientar nossos pacientes/ acompanhantes, tirar dúvidas, fazendo com que o atendimento se torne cada dia mais humanizado”.
A infecção por sífilis pode colocar em risco não apenas a saúde do adulto, como também pode ser transmitida para o bebê durante a gestação. O acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal previne a sífilis congênita e é fundamental.
Prevenção- O uso correto e regular da camisinha feminina e/ou masculina é a medida mais importante de prevenção da sífilis, por se tratar de uma Infecção Sexualmente Transmissível.