Reconhecimento precoce de uma pessoa em situação de parada cardiorrespiratória e a realização imediata das condutas adequadas são os dois objetivos do treinamento em Suporte Avançado de Vida (SAV) e Suporte Básico de Vida (SBV), realizado para os profissionais do Hospital 2 de Julho na tarde desta quarta-feira (24).
Para direção do H2J, o treinamento foi mais uma grande oportunidade de treinar e de fazer investimento nos colaboradores e o feedback recebido foi muito positivo e refletirá de maneira positiva na assistência aos pacientes.
Um dos conteúdos aplicados tratou da identificação de um paciente que precisa de ajuda e a sequência no atendimento, incluindo o reconhecimento da segurança do local, como pedir ajuda, como iniciar o atendimento com as compressões torácicas, o uso correto do desfibrilador (DEA), entre outros.
A enfermeira Hananda Costa, uma das instrutoras do treinamento, informou que Suporte Básico de Vida (SBV) é o conjunto de medidas e procedimentos técnicos que objetivam o suporte de vida à vítima, tornando o SBV vital até a chegada do Suporte Avançado. As vítimas tem até 80% de chance de sobrevivência quando o SBV é realizado imediatamente após uma parada cardiorrespiratória.
“O sucesso da reanimação cardiorrespiratória (RCR) depende do tempo entre a ocorrência e o início do tratamento, da harmonia e sincronismo da equipe e da capacitação dos profissionais. Buscamos capacitar nossa equipe para ampliar nossa qualidade na assistência”, explicou.
O treinamento contou ainda com a participação da enfermeira, Gecilma Fortes, que abordou a Assistência na Enfermagem na Parada Cardiorrespiratória Intra Hospitalar – Suporte Básico Avançado. Gecilma reforçou que capacitações são essenciais para uma assistência rápida e eficaz.
“Quando se trata de ações que preparam os profissionais para lidar com o ambiente onde eles atuam e torná-lo mais seguro, isso é muito gratificante. Ter a equipe qualificada, entendendo a importância de estarmos capacitados é muito importante, principalmente, para prestarmos um atendimento adequado ”, finalizou.