Profissionais da Unidade de Pronto Atendimento de Viamão desenvolveram no mês de junho uma série de ações voltadas para o incentivo à doação de sangue.
Neste momento em que os estoques do banco de bangue estão baixos, por causa da Pandemia do novo Coronavírus – Covid-19, que fez cair a quantidade de doações, chegou o frio – época que os estoques costumam ficar ainda mais baixos. Por isso mesmo, a Campanha Junho Vermelho, em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue – celebrado em 14 de junho – teve o empenho de toda equipe da UPA Viamão.
Marcelo Dias, coordenador da Comissão de Controle e Infecção Hospitalar – (CCIH) – destacou que a doação de sangue está sendo esquecida pela população nesse momento de pandemia mundial. Ele sinaliza que muitos hospitais está cancelando cirurgias para manter o estoque do banco de sangue para situações de urgências.
“Diante da necessidade de manter os estoque e a rede abastecida de sangue, o Ministério da Saúde alerta para a necessidade de doar sangue neste momento que o país registra casos e óbitos de Covid 19. Não deixe que o coronavírus quebre essa corrente do bem; pessoas com anemias crônicas e outras doenças graves continuam ocorrendo, ou seja, o consumo de sangue é diário e contínuo. Doação é um gesto humanitário de solidariedade, empatia e amor ao próximo, vamos incentivar e doar sangue”, solicitou Dias.
João Araújo gerente de enfermagem da UPA lembra que “é importante dar continuidade à doação de sangue e que nesse momento de pandemia, todos os cuidados estão sendo adotados como: medidas de higienização, distanciamento e uso de máscaras.
Conheça os critérios para doar sangue:
Estar saudável;
Ter entre 16 até 69 anos de idade. A primeira doação deve ter sido realizada até os 60 anos. Menores de 18 anos precisam apresentar documentação e autorização requisitadas pelo hemocentro;
Pesar 50kg ou mais;
Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas;
Ter se alimentado. É necessário evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da doação;
Apresentar documento original com foto recente para identificação, como: RG, cartão de identidade de profissional liberal e carteira de trabalho. Todos emitidos por órgão oficial.