Quando o paciente chega em uma instituição de saúde ele deseja, ser bem acolhido e sentir confiança de que está em um ambiente seguro, sinalizado, e com uma comunicação visual adequada, o que contribuirá para sentir-se confiante.
Esse primeiro instante – que pode parecer simples – já diz muito sobre algo que permeia todos os níveis de atendimento e a satisfação do paciente.
Essas ações de segurança são realizadas pela equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) que tem papel fundamental na instituição, pois na área hospitalar, como em qualquer outro ramo de atividade, existem riscos potenciais, e é através das diretrizes fornecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego que são baseadas todas as ações deste setor.
Com o objetivo de continuar proporcionando atendimento de qualidade com humanização, segurança, a Unidade de Pronto Atendimento de San Martin está trabalhando para manter o atendimento seguro aos usuários do SUS.
O engenheiro, Cláudio Estevão, assegura que a experiência do paciente engloba tudo que ele vivencia no ambiente hospitalar – desde o momento em que entrou ali até sua alta hospitalar, assim como o funcionário desde a entrada a sua saída. “ A segurança é constante e deve ser priorizada em todas as instituições. Aqui na UPA San Martins não é diferente, nossa prioridade é trabalhar visando a segurança dos pacientes e profissionais”, destacou.
Para o técnico de segurança, Daniel Ramos, a sinalização de segurança é importante, não importa o tamanho da instituição ou a quantidade de colaboradores. “A UPA San Martins é sinalizada e é indispensável que no ambiente tenha todas as indicações de perigos, riscos, obrigatoriedades e também indicações dos caminhos a serem traçados. A sinalização de segurança serve também para informar e orientar os funcionários, pacientes, acompanhantes dentro da unidade sobre a melhor forma de agir perante uma situação desconhecida, ou de perigo”.
Entenda – Estabelecido no artigo 162 da Consolidação das Leis do Trabalho e regulamentado pela Norma Regulamentadora 04, o SESMT é composto por uma equipe de profissionais preocupados em proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores.
É também de responsabilidade do SESMT, o Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional (PCMSO), pelo qual o médico do trabalho tem total condição de obter informações necessárias para elaboração do prontuário do funcionário, desde sua contratação, manutenção e suporte durante toda sua vida laboral na empresa, até seu desligamento. Outra diretriz do SESMT é o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), em que constam todos os riscos e possíveis exposições laborais, bem como descrição dos cargos, dos setores, meios de prevenção e equipamentos de proteção individual ou coletivos a serem utilizados para cada atividade.
Algumas Sinalizações: