O Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora do Monte Serrat, em Salto, alcançou índice de satisfação superior a 98% no mês de março de 2020. O resultado só foi possível com um modelo de gestão moderna voltada para a qualidade e humanização no atendimento.
A satisfação dos pacientes é resultado de três fatores: os investimentos da Prefeitura Municipal, o compromisso do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH), responsável pela gestão da unidade, e a dedicação de cada funcionário que trabalha visando o restabelecimento da saúde dos usuários.
Esse índice de satisfação foi comprovado através do resultado de uma pesquisa qualitativa realizada pela equipe do SAC. A ferramenta é de suma importância e auxilia a revelar as necessidades dos pacientes e de melhorias. A gestão, assim, passa a ofertar esse canal de comunicação direta paciente-hospital para melhor atender à população.
O objetivo do IBDAH é possibilitar o real e efetivo acesso à opinião da população que usufrui dos serviços do hospital, passando a ter uma visão mais individualizada das sugestões, reclamações e solicitações de serviços. Com isso, é possível esclarecer individualmente as dúvidas e implantar aperfeiçoamentos específicos para cada necessidade, sempre em busca da satisfação dos usuários e do atendimento eficaz e humanizado. Confira os índices registrados:
Setor %Satisfação
Serviço de Imagem 94,9%
Equipe de Enfermagem 96,3%
Equipe Médica 99,1%
Fisioterapia 100,0%
Higienização 99,7%
Laboratório 91,3%
Nutrição Clínica 100,0%
Portaria 99,0%
Recepção 98,7%
Rouparia 99,7%
Serviço de Alimentação 100,0%
Serviço Social 100,0%
GLOBAL. 98,83%
AVALIAÇÃO DE PACIENTES:
Eurides Rodrigues, de 78 anos, fez questão de deixar registrada a sua opinião no SAC. “Tive conhecimento do serviço do SAC e busquei dar minha opinião porque, geralmente, as pessoas não lembram de agradecer. Fui muito bem atendida desde que cheguei aqui. Um carinho e uma atenção maravilhosa. Os médicos, uns amorzinhos, todos estão de parabéns. Esse atendimento com certeza faz com que nossa saúde se restabeleça mais rápido”, garantiu.
A mãe do pequeno de 3 anos, A.M.B, Ana Carolina Bonardi, foi só alegria ao falar sobre o Hospital e Maternidade nossa Senhora do Monte Serrat. “Cheguei aqui bem nervosa porque meu filho sofreu uma queda e, logo na recepção, a atendente foi carinhosa, o tempo todo me acalmando. A enfermeira da triagem foi excepcional, assim como a médica. Até o segurança que veio aqui no quarto ligar a TV. ‘Nossa’, passaria horas falando bem de todos os funcionários porque realmente estou muito feliz e impressionada com tudo. E é muito bom ter a oportunidade de deixar meu depoimento formal aqui no SAC. Muito Obrigada!”
A opinião de Cristina Aparecida Ramos, 34 anos, que foi atendida na Maternidade do Hospital Monte Serrat também ilustra a avaliação positiva da unidade. “Tive meu filho ontem (08 de abril) e fiz questão de registrar minha satisfação, desde o pronto socorro até aqui na maternidade. É impressionante como em todos os setores a gente percebe o empenho de cada funcionário para nos auxiliar. Do pessoal da portaria, limpeza, recepção, enfermagem, aos médicos, todos excelentes. Gratidão por tudo”.
Andréa Sued