Durante o mês de novembro os colaboradores do Hospital Dantas Bião terão um grande incentivo para cuidarem da saúde. A ação organizada para conscientizar os homens que trabalham no hospital é parte das atividades do Novembro Azul, campanha mundial em prol da saúde masculina, com ênfase para a prevenção ao câncer de próstata.
Como lembrete para que procurem a assistência médica, os colaboradores do HRDB estão recebendo laços azuis e orientações sobre saúde do homem, e as mulheres também estão incluídas na atividade, pois são elas as grandes incentivadoras para que parceiros, pais, filhos e amigos busquem a prevenção.
Câncer de próstata
De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comuns entre homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.
No mundo, é o sexto câncer mais comum e representa 10% do total de cânceres. Cerca de três quartos dos casos ocorrem a partir dos 65 anos, e a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que a partir dos 50 anos o homem já procure o urologista para fazer os exames preventivos.
A próstata é uma glândula que apenas o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é responsável por produzir parte do sêmen, líquido que contém os espermatozoides e que é liberado durante o ato sexual. É nesse órgão que são encontrados tumores que levam ao câncer, sendo que eles podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo ocasionar a morte. Em 2013, a doença foi responsável pelo óbito de 13.772 homens no Brasil. O diagnóstico precoce, portanto, é indicado por se tratar de um câncer que não apresenta sintomas em seu estágio inicial, dando sinais somente quando já não restam muitas chances de recuperação.