O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), unidade 100% SUS, dará início no próximo mês de abril, a um projeto que tem por objetivo proporcionar mais qualidade dos serviços e segurança em suas atividades. Trata-se da Acreditação Hospitalar, certificação reconhecida pelas instituições mundiais de saúde.
A Acreditação é um método de avaliação e certificação, que busca por meio de padrões previamente definidos, promover e garantir a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. É realizada de forma voluntária e, como ferramenta de gestão, contribui para a melhoria do desempenho das unidades hospitalares, identificando pontos operacionais a serem aperfeiçoados, promovendo cooperação interna e mantendo conformidades.
O programa de Acreditação tem como propósito padronizar os processos que culminarão na melhoria da qualidade assistencial percebida pelo paciente através de evidências objetivas.
Vale ressaltar que tanto a melhoria como a percepção de progresso podem ser mensuradas através de indicadores. Na prática, são as certificações e acreditações hospitalares que evidenciam, tanto para pacientes quanto para profissionais de saúde, que o hospital atua com práticas (previamente definidas por órgãos internacionais ou nacionais) voltadas para a garantia da segurança do paciente e dos resultados assistenciais.
No Brasil, o processo, instrumentos e padrões de qualidade para a certificação são estabelecidos pela ONA – Organização Nacional de Acreditação e a metodologia aplicada pela ONA (Organização Nacional de Acreditação) é reconhecida pela ISQua (Internacional Society for Quality in Health Care), associação parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de cem países.
Este é o maior reconhecimento que uma instituição de saúde pode receber, visto que o processo de conquista da Acreditação resulta em mais qualidade, segurança e humanização no atendimento e cuidado com o paciente.
José Antônio Sousa, presidente do IBDAH destaca que um dos pontos principais de uma unidade de Saúde com a Acreditação Hospitalar em relação aos pacientes é a segurança. O paciente vai percebendo que existem cuidados diferenciados nas instituições que são certificadas. Desde a indicação de um medicamento até a aplicação e registro das informações. Uma instituição certificada tem checagem dupla e uma série de protocolos para evitar erros e ampliar a qualidade no atendimento.
“Uma questão importante quando um hospital é Acreditado é que todos serviços relacionados têm a qualidade atestada. Assim, os serviços terceirizados como laboratórios, e os fornecedores e todos os demais envolvidos, também são certificados ou têm um meio que ateste a qualidade dos seus serviços. Isso acaba gerando um impacto positivo em toda assistência ao paciente”, informou.
Andréa Sued
ASCOM